segunda-feira, 31 de agosto de 2009

4.2- Possibilidades de Contribuições das Tecnologias

Inúmeras são as possibilidades de contribuições das novas tecnologias para a sala de aula. "Sabendo usar, os conhecimentos velozmente podem ampliar a leitura de mundo e com isso transformar a realidade". Dificilmente a prática pedagógica permenecerá a mesma para o professor que buscou atualização quanto ao uso das tecnologias. Uma das características que muito contribui para o incentivo do aluno, principalmente na produção de texto, é que diante de uma tela o texto flui mais naturalmente. Talvez porque o que prende a atenção é o fato de estar fazendo de um computador. E o que querem nossos alunos? Querem as facilidades da vida moderna, nada que os faça "perder tempo". Outra característica importante está ligada ao fato de colocar tudo e todos interligados mesmo que distanciados geograficamente. A humanidade tornou-se uma "aldeia global" de "comprometimento virtual". Armazenar um infindável número de dados, acessar outra quantidade incontável de informações, são características valiosas que vieram com a s tecnologias digitais.
VISÃO CÉTICA
"Um argumento utilizado contra o uso do computador na educação é a desumanização que essa máquina pode provocar na educação. Esse argumento tem diversas vertentes. Uma delas é a possibilidade do professor ser substituído pelo computador. Com isso se eliminaria o contato do aluno com o professor e, portanto, o lado humano da educação. Esse receio é mais evidente quando se adota o paradigma instrucionista. Nesse caso, tanto o professor quanto o computador podem exercer a função de transmissores de fatos. Dependendo do professor, o computador pode facilmente ser mais vantajoso. Assim, se o professor se colocar na posição de somente passar informação para o aluno, ele certamente corre o risco de ser substituído. E será. Existem aí vantagens econômicas que forçarão essa substituição".
(José Armando Valente)
VISÃO OTIMISTA
"Os entusiastas do uso do computador na educação apresentam outros argumentos. Esses argumentos nem sempre são tão convincentes. O otimismo é gerado por razões pouco fundamentadas, correndo o risco de provocar uma grande frustração, como já ocorreu com tantas outras soluções que foram propostas para a educação. Sem entrar nos detalhes de cada um dos argumentos, os mais comuns podem ser classificados como:
- Modismo: outros países (estados ou cidades) ou outras escolas dispõem do computador na educação, portanto, nós também devemos adotar essa solução. Esse tipo de argumento é muito superficial e já foi causa de muitos erros implantados no sistema educacional. [...]
- O computador fará parte da nossa vida, portanto a escola deve nos preparar para lidarmos com
essa tecnologia. [...] Computador na educação não significa aprender sobre computadores, mas sim através de computadores". [...]
- (José Armando Valente)

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