quarta-feira, 26 de agosto de 2009

4.1- Identificação de Mudanças

1- Será que, usando computadores e internet nas atividades escolares, faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
Dificilmente a prática pedagógica permenecerá a mesma para o professor que buscou atualização quanto ao uso das tecnologias. É claro que, só o uso de computadores não promoverá mudança real e produtiva, o que garantirá essa mudança é a maneira com que se trabalhará em sala de aula com esses recursos tão inovadores e atrativos. Ter uma sala de aula informatizada não é sinônimo de melhoria na qualidade de ensino, é um recurso a mais e muito estimulante, que o professor tem para que o aluno possa interagir com o mundo digital, com a velocidade das informações. Porém quem vai dimensionar esse mundo digital e as informações vindas com ele é o PROFESSOR. Na internet tem de tudo, coisa boa e coisa e coisa dispensável. A forma com que o aluno fará a sua leitura de mundo, é que determinará o uso positivo ou negativo das mídias. Cabe ao professor, instigar uma visão crítica dos conteúdos da Internet, ou de qualquer outro meio de comunicação.

2 - Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?

Uma verdadeira avalanche de informações nos chegam todos os dias através da Internet, televisão, jornais,etc. As informações ganharam velocidade espantosa e com isso a atuação do professor precisa acompanhar o ritmo ou parecerá aos olhos de seus alunos que não passa de um mero expectador do mundo. O professor precisa estar "antenado", para não ficar fora de sintonia.

3 - O que mudará na aprendizagem do aluno?
Tudo que é moderno, que proporciona facilidade, que transforma a vida, que facilita o dia a dia, será sempre alvo de atençao de todos nós. E o que querem nossos alunos? Querem as facilidades da vida moderna, nada que os faça "perder" tempo. Eles vivem na velocidade da era digital, um click e já viraram a página, já "arquivaram" ou "deletaram". Com advento da comunicação em tempo real, tudo sofreu mudança, com a aprendizagem não seria diferente, porém nem sempre ela ocorre em tempo real, já que cada aluno é um indivíduo com suas características e ritmos próprios .

4 - Que novos aspectos vão requerer maior atenção da nossa parte?
Alguns aspectos merecerão maior atenção por parte da escola e de seus professores, pois o aluno traz consigo muitas experiências, vivências que nem sempre temos conhecimento e que interferirão em maior ou menor escala na aprendizagem.

5 - Podemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?

Oferecer oportunidade de estudo com valor de equipe, atuação de grupo, é sempre uma forma de estimular ações que visem o bem coletivo; pode ser um trabalho direcionado com monitoria, ações que proporcionem inclusão digital e desenvolvam conteúdos curriculares.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/escola/modules/noticias/article.php?storyid=316 (Pedro Demo aborda os desafios da linguagem no século XXI)


...........................................................................

"A instituição escolar não pode mais fugir dessas mudanças rápidas e a introdução de tecnologias provoca uma inquietação tanto para os que insistem em permanecer com suas práticas tradicionais como para os que acreditam que é possível mudar." (Glauciene Batista)


"O destaque fica por conta da escola que está sendo balançada pelas mudanças, afinal a sociedade do conhecimento impõe novos procedimentos e novos instrumentos de atuação e transformação da realidade. O espaço escolar deve se adequar e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação são integradas. Mas é necessário ter cautela, afinal às mudanças nem sempre acontecem de forma tão rápida como as que ocorrem no mundo do trabalho." "O fato é que as novas tecnologias não substituem o professor." (Glauciene Batista)


"A humanidade está inserida na era da informação." (Glauciene Batista)


"A comunicação passou a ser valorizada, pois é o meio pelo qual se disseminam as informações, agregando valor aos indivíduos que conseguem transformar essas informações em conhecimentos." (Glauciene Batista)


"E qual é a tarefa do professor do século XXI? Mediar; interferir; ligar; religar o que o aluno já conhece com o cotidiano." (Glauciene Batista)


(http://www.webartigos.com/articles/9490/1/escola-versus-globalizacao/pagina1.html)

....................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário