segunda-feira, 17 de agosto de 2009

3.2- Conhecendo repositórios de material digital

Passear por alguns sites na Internet é uma atividade fascinante e instigadora. A cada click, uma janela se abre e o que você vai encontrar é sempre uma surpresa, e essa surpresa é que torna o ato de navegar pela Internet algo maravilhosamente envolvente. A espectativa cada click impulsiona a novas descobertas.

"Se a educação fundamental é feita pelos pais e pela mídia, urgem ações de apoio aos pais para que incentivem a aprendizagem dos filhos desde o começo das vidas deles, através do estímulo, das interações, do afeto. Quando a criança chega à escola, os processos fundamentais de aprendizagem já estão desenvolvidos de forma significativa. Urge também a educação para as mídias, para compreendê-las, criticá-las e utilizá-las da forma mais abrangente possível". (José Manuel Moran - Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância)

"... a crescente importância do fenômeno comunicacional na sociedade atual, globalizada e tecnificada, a educação é chamada a constituir-se em espaço de mediação entre a criança e um meio ambiente povoado de máquinas cada vez mais "inteligentes". Tendo como eixo teórico a integração - necessária e inelutável - ao campo educacional, das novas tecnologias de comunicação e de informatização..."(Maria Luiza Belloni) -Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?

"Hoje, o mundo é trazido até o horizonte de nossa percepção, até o universo de nosso conhecimento. Como não podemos estar presentes em todos os acontecimentos, em todos os lugares, temos que confiar nos relatos. O mundo que nos é trazido pelos relatos, que assim conhecemos e a partir do qual refletimos, é um mundo que nos chega editado, ou seja, ele é redesenhado num trajeto que passa por centenas, às vezes milhares de mediações, até que se manifeste no rádio, na televisão, no jornal, ou na fala de um vizinho ou na conversa de um aluno.
Ou seja, a comunicação tem uma relação muito forte com a educação e a formação de valores
". (Mídias na Escola: A conquista do espaço)

"A linguagem audiovisual desenvolve múltiplas atitudes perceptivas: solicita constantemente a imaginação e reinveste a afetividade com um papel de mediação primordial no mundo, enquanto que a linguagem escrita desenvolve mais o rigor, a organização, a abstração e a análise lógica". (O Vídeo na Sala de Aula - José Manuel Moran) -http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm

Mudando práticas e posturas no ambiente escolar.INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL

"... telefones celulares cada vez mais sofisticados ou computadores pessoais que as pessoas levam para todo lado, não significam em si uma ameaça para uma vida mais saudável. O que provoca esta dificuldade é o comportamento das pessoas ao lidar com a tecnologia". (TECNOLOGIA E COMPORTAMENTO)

Um ambiente que muito tem colaborado com as práticas pedagógicas e a aplicação das mídias na educação é o "Portal do Professor".



Nenhum comentário:

Postar um comentário