segunda-feira, 3 de agosto de 2009

2.7- Registro Digital da experiência

TÍTULO: Blogando com os alunos do Ensino Fundamental (5ºAno/6º Ano)

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Propiciar aos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental, momento de criação de um blog com informações da Amazônia, seu povo, sua flora, sua fauna órgãos governamentais de proteção à região.
Propiciar aos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, momento de criação de um blog com informações da cidade de Quatis a fim de divulgar as ações culturais desenvolvidas.

ETAPAS:
Conversa informal sobre a finalidade de um blog;
Sensibilização ( sondagem dos alunos que possuem conhecimentos sobre blog, hipertexto, hiperlink etc);
Sondagem sobre o interesse em criar um blog da turma;
Levar os alunos interessados para o laboratório de informática;
Divisão da turma em grupos;
Informação sobre os passos para criação de um blog;
Pesquisa sobre ações culturais da cidade de Quatis que merecem destaques;
Criação do blog;
Divulgação do blog;
Manutenção periódica do blog.

RECURSOS:Internet, Maquina digital, Filmadora, CD, DVD.

PRÉ-REQUISITOS:Noções básicas de informática

AVALIAÇÃO:Durante o ano letivo o blog será supervisionado e alimentado com novas informações.

Conclusão:De modo geral, os alunos conseguiram compreender a proposta da atividade apresentada e se mostraram motivados a colocá-la em prática. Percebemos que alguns alunos na turma ainda não dominam o uso do computador e portanto não tinham noção do tema tratado.No momento de estabelecer hiperlinks, os alunos demonstraram dificuldades, porém ao explicar o procedimento, logo assimilaram o processo e a atividade está fluindo sem grandes problemas. Ao pesquisarem atividades culturais da comunidade, os alunos se surpreenderam com notícias que para eles eram novidades.Os alunos com maior domínio sobre a máquina ficam mais eufóricos para concluir a atividade e os demais participam oferecendo sugestões. Enquanto uns vão rascunhando suas propostas, outros pesquisam na internet e postam no blog. Há momentos em que as equipes se dispersam com outros assuntos na internet e precisamos fazer intervenções. Percebemos que ao se envolver em projetos como esse, o aluno torna-se mais responsável, sujeito ativo na construção do conhecimento. Ao pesquisar, estabelecer relações, sintetizar, descortina novas possibilidades frente ao aprendizado anterior. A atividade ainda está em fase de desenvolvimento.



Um comentário:

  1. Parabéns colega pelo seu blog. Ficou dez, ********** Continue nessa nova revolução do ensino, pois além de informar, nos dá mais oportunidades de aprimorar nossas metodologia. Bjs,
    Profª Bia/22/11/2009

    ResponderExcluir