segunda-feira, 3 de agosto de 2009

2.9- Vagueando pela Wikipédia e Wikicionário

O Wikcionário é um dicionário de conteúdo aberto que está sendo desenvolvido com a ajuda de contribuidores de todas as partes do mundo. Ele é um wiki, o que significa que qualquer um pode editá-lo. O programa que gera a interface do Wikcionário é o MediaWiki.
Assim como a Wikipédia, o Wikcionário é um projeto da fundação Wikimedia disponível em diversos idiomas. A versão em português do Wikcionário foi iniciada em maio de 2004 e conta atualmente com mais de 32.000 verbetes.
Os textos do Wikcionário são cobertos pela Licença de Documentação Livre GNU (GFDL). Dessa forma, as contribuições são creditadas aos autores, enquanto a GFDL permite que o texto seja livremente distribuído e reproduzido (desde que algumas regras sejam respeitadas).

O objetivo do Wikcionário é descrever todas as palavras de todos os idiomas, com definições e descrições em português, idioma falado em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas pessoas em todo o mundo.

A Wikipédia é a enciclopédia livre que todos podem editar.

O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer,Google Chrome, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.
Contudo, o fato de qualquer um, especialista ou não, poder editar o conteúdo da Wikipédia, tem gerado controvérsias. Algumas revistas e/ou enciclopédias rivais, tais como Encarta e Encyclopædia Britannica, têm criticado os artigos contidos na Wikipédia, que afirmam serem abordados de tal forma que condigam com a opinião da maioria e não com os fatos.
Alguns verbetes que pesquisamos:
  • "perua"- automóvel Ver também No Wikcionário: perua, picape, pick-up, rabecão, rabo-de-peixe, rebocador, reboque, rural, sedã, sedan, táxi, trailer. Substantivos diversos: ...
  • "perua"- mulher Ver também No Wikcionário Substantivos: perua, pin-up, primeira-dama, princesa, rainha, rainha-mãe,...

  • "joelho"- O chamado joelho é um salgadinho tradicional no estado brasileiro do Rio de Janeiro. Confeccionado com massa de pão recheada com presunto e queijo, é vendido em praticamente todas as padarias, pequenas lanchonetes e quiosques da cidade.
  • "joelho - joelho-queimado Português. Categoria: Português. jo. e.lho-quei. ma. do Substantivo, masculino. Termo minhoto. homem casado.
  • "joelho"- membros inferiores Locução Substantiva: membros inferiores ... Anatomia pt cada conjunto de coxa , perna e pé ... Ver também No Wikcionário : joelho rótula ...

CONCLUSÃO: Saber que você pode interagir no ambiente da Wikipédia e do Wikicionário é muito interessante, foi para nós uma experiência concreta de viver a "globalização digital".

(Ana Maria e Rosylayne -Ensinando e Aprendendo com as TIC's)

Nenhum comentário:

Postar um comentário