quinta-feira, 10 de setembro de 2009

4.3-Descrição de experiência com projetos em sala de aula


Trabalhar com projetos em sala de aula é sempre muito estimulante e mobiliza os alunos e outros da comunidade escolar.

"BLOGSTUDANDO" - Experiência que põe os alunos em contato efetivo com o uso das novas tecnologias. Elaboram um texto ou uma outra atividade sobre um tema escolhido pela turma ou comunidade escolar, divulgarão as experiências que surgirão através de um blog criado por eles. Quanto aos aspectos relacionados aos conteúdos curriculares, estes poderão ser desenvolvidos de forma interdisciplinar. Por exemplo, um texto produzido na disciplina de Língua Portuguesa, pode perfeitamente abordar assunto(s) de outra(s) disciplina(s) e trabalhar conteúdos gramaticais, ortografia, pontuação no texto em questão.


Conceitos tais como: blog, link, hiperlink, site e outros ligados ao universo da Internet, são desenvolvidos pelos alunos com a execução dessa atividade, que dependendo da forma como for efetuada e a dimensão que tomar, trará ganhos enormes para eles. É um projeto de sala de aula, que pode ganhar o espaço da escola e com a divulgação no blog, o espaço da Internet... inúmeras possiblidades.

As atitudes e procedimentos dos alunos serão outros, pois as tecnologias leva o indivíduo se conectar além do mundo digital, o mundo da imaginação na velocidade da era da informática. Poucos conhecimentos nessa área põem a pessoa à margem dos acontecimentos. Estar atualizado "digitalmente" é essencial nos dias atuais. O comportamento da sociedade apresenta mudanças em função da era digital: um exemplo, as cartas praticamente foram substiuídas por e-mail, a velocidade da comunicação; outro exemplo, as compras on-line (você pode comprar o que quiser sem sair do conforto de sua casa); mas, existem também os perigos de fraudes, roubos virtuais. Assim como tudo, a Internet tem também vantagens e desvantagens.

"[...]O uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos os protagonistas do processo educacional (professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos)[...]"



"[...]A prática do professor deve expressar a articulação entre os interesses/necessidades dos alunos, o contexto/real e a intencionalidade pedagógica[...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário