sexta-feira, 11 de setembro de 2009

4.8- Compartilhando experiências sobre currículo, projetos e tecnologias

Ao longo do curso TIC's na Educação, meus conhecimentos sobre o uso de tecnologias na prática pedagógica tornaram-se mais aplicáveis. Na maioria das vezes o professor tem os recursos na escola, pois hoje em dia é difícil uma escola que não tenha alguns recursos tecnológicos, porém o seu uso é limitado, muitas vezes falta formação profissional para a utilização adequada dos mesmos.
Com o estudo desenvolvido no curso TIC's na Educação, minha prática sofreu muitas mudanças, descobri novas formas de ensino e aprendizagem. O computador pode ser uma ferramenta valiosa para a prática pedagógica. Recursos como Internet, Orkut, MSN, E-mail, podem auxiliar na construção, interação e divulgação de informações e conhecimentos que o educando, sob a orientação do professor, vai processando no decorrer de seu aprendizado e reformulando conceitos e atitudes, que provavelmente serão modificados pela utilização das mídias.
Quanto ao envolvimento e êxito das disciplinas no uso das mídias, este está intimamente ligado aos procedimentos utilizados pelos profissionais da educação: objetivos da atividade desenvolvida, conteúdos trabalhados, recursos tecnológicos utilizados, duração da atividade, enfim o uso das mídias requer planejamento.
Pesquisando sobre o tema "mídias na educação" encontrei muitos blogs, sites que relatam experiências exitosas com esses recursos tecnológicos. Anteriormente minha visão sobre a Internet pendia mais para o lado negativo deste instrumento de comunicação e conhecimento, mas pesquisar e estudar a respeito modificou minha impressão; a Internet pode ser um instrumento positivo ou negativo, tudo dependerá do foco que se atribui ao seu uso, portanto é necessário ser criterioso quanto aos conteúdos veiculados na rede mundial de computadores.
O uso de tecnologias no currículo é uma realidade que não dá mais para ignorar ou recusar, é algo que põe os educadores em xeque. Os alunos chegam em sala de aula com as informações e conhecimentos que adquiriram na Internet e o professor precisa estar em sintonia com o seu tempo para mediar a construção desses saberes apresentados por eles, ou ficará à margem dos acontecimentos. O que para os profissionais da educação é sinônimo de inabilidade. É através da articulação dos saberes que se transformam as práticas.

Experiência com o uso das tecnologias:
Assunto: Criação de blog
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa/ Geografia/ História
Atividades desenvolvidas:
Construção de um texto coletivo (Público-alvo: 5ºano).
Correção do texto(pontuação/gramática) com auxílio do(s) professor(es).
Estudo sobre o que é "hiperlink" e sua função.
Sondagem dos conhecimentos básicos de informática que os alunos possuam.
Auxílio aos alunos que não tenham conhecimentos básicos de informática.(Grupos/Monitoria)
Inserção de recursos de hiperlink no texto construído.(Nessa fase, os alunos escolherão quais palavras converterão em hiperlink).
Construção de um blog com a turma que elaborou o texto.(Nesses blog, ficarão expotos os textos contruídos pela turma, com a supervisão do(s) professor(es).
Textos das demais disciplinas poderão ser apresentados no blog, sob orientação dos professores.
Objetivos: Ao final da atividade os alunos deverão ser capazes de construir um texto e inserir elementos de hiperlink, visando aumentar o conhecimento sobre o assunto tratado.
Conteúdos Trabalhados:
Em Língua Portuguesa - Produção de Texto, Gramática.
Em Geografia / História - Conhecimento da Cidade de Quatis (localização, aspectos naturais, sociais e econômicos, mudanças ocorridas ao longo de sua história).
Em Educação Artística: Construção de maquetes.
Tecnologias e Mídias utilizadas: Computadores, Internet, Mídia impressa, Máquina fotográfica digital.
Duração da atividade: Um semestre.
Conhecimentos, atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam:
Criação e utilização de Blog
Aprendizado sobre inserir elementos de Hiperlink no texto.
Aperfeiçoamento na forma de expressão escrita com uso de mídias.
Utilização de mídias digitais
Confecção de maquete.
Divulgação dos trabalhos realizados no blog.

3 comentários:

  1. Tema do projeto trabalhado: PRECONCEITO

    Para trabalhar questões relacionadas às “diferenças” em sala de aula, observadas no cotidiano escolar pelas professoras e alunos, foram encaminhadas discussões referentes ao tema “preconceito”. Nesse sentido decidiu-se desenvolver um projeto tendo por base as discussões sobre os programas oferecidos pela TV, Internet. Assuntos tratados diariamente, como homossexualismo, desrespeito aos idosos, desigualdade social, violência e preconceito racial, foram levantados. Nas discussões realizadas muitos alunos se colocaram como “vítimas” de algumas dessas discriminações, mesmo em sala de aula, quando são apelidados de “gordinho”, “baixinho”, sendo desrespeitados quanto as suas crenças e quanto a outras características.
    Para desenvolver esse projeto, foi utilizado diferentes tecnologias, como: livros, revistas, internet, TV, vídeo, DVD e CDs .
    Levamos os alunos assistirem um teatro sobre o tem do projeto trabalhado, no centro cultural de Juina.
    Esse projeto foi realizado na escola Dr.Guilherme em Juina MT.
    PROFESSORAS:Isani, Claudia e FLORA.

    ResponderExcluir
  2. Concordo,que o uso das tecnologias no curriculo é uma realidade que nos educadores não podemos mais ignorar. os alunos com o uso da internet no dia a dia relatam fatos e outras experiências que nos educadores precisamos estarmos preparados para informa-los do uso adequado da internet.O uso das novas tecnologias está transformando nossas aulas.

    Isani,Claudia e flora.

    ResponderExcluir
  3. JAIRO BORBA,
    O uso das tecnologias realmente amplia as possibilidades de aprendizagem. Quando, nós educadores entendermos as múltiplas formas de utilização desses meios, facilitaremos o processo de pesquisa e de aprendizagem.

    ResponderExcluir