segunda-feira, 18 de maio de 2009

2.2b- O que é hipertexto segundo você e outros autores

O hipertexto não é particularmente novo. As suas origens remontam aos anos cinquenta. Vannevar Bush propôs uma máquina Memex, na qual poderia armazenar uma biblioteca de informação científica que poderia ser procurada, depois, de forma hipertextual. Um conceito pode sugerir um outro e por aí adiante, com consequências que podem ser seguidas a bel prazer. O conceito de hipertexto tem claramente a ver com a ideia de associação que V. Bush explora.
A noção de hipertexto tem uma proveniência informática, designado ideias interligadas, associações sobre um fundo electrónico. Em certo sentido todos os sistema de computação são hipertextuais. Um hipertexto é uma rede complexa de elementos textuais: é composto por unidades (lexias) que podem identificar-se com páginas, parágrafos, secções, ou volumes.

(http://ww.triplov.com/hipert/hipert.htm)

O HIPERTEXTO NO CONTEXTO EDUCACIONAL


O escolar (O filho do carteiro), Vincent Van Gogh, 1888



Algumas das vantagens do uso do hipertexto, quando cuidadosamente planejado:
• Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
• Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse;
• Para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.

(http://www.unicamp.br/~/hans/mh.educ.html)

"A presença do computador na escola é uma realidade incontornável
e seu uso já vem se tornando um fato corriqueiro até mesmo nas
escolas públicas do interior brasileiro.2 Escasseiam, contudo, reflexões
críticas a respeito do uso da computação em sala de aula, o qual vem
ocorrendo de modo ingênuo e despreparado. É minha intenção fazer
aqui uma abordagem crítica do hipertexto como um “novo espaço de
escrita” (v. Bolter,1991).


O Hipertexto é portanto um conjunto de informações mais ou menos independentes do texto, apresentado com expressões ou palavras que contêm informações que visam ampliar o conhecimento do tema pesquisado. Essas informações podem estar registradas no hipertexto em forma de símbolo, palavra, número ou desenho que ao ser clicado revela uma informação, dados pertinente à pesquisa realizada. (Ana Maria)

2 comentários:

  1. Podemos dizer uqe o hipertexto é a codificação de informações, que deixa-as ocultas , porém, à disposição do leitor que se interessar pelo assunto.( Sueli Dias)

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  2. Sua definição sobre Hipertexto é bastante clara,definitiva, possibilitando ao leitor uma rápida compreensão do assunto.

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