sexta-feira, 31 de julho de 2009

5 - CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA


Co-autor: EZEQUIEL MENTA

Áreas do conhecimento: Ciências Naturais / Geografia / Meio Ambiente.

A atividade que escolhi no Portal do Professor/MEC trata da ação do homem no Meio Ambiente, o uso consciente da água como um recurso esgotável se não for bem utilizada.

Síntese: As atividades propostas são simples e objetivas.
  • O professor estimulará que a turma fale sobre o tema Água no planeta (investigação do conhecimento).

  • Os alunos escutarão a música "Planeta Água" (de Guilherme Arantes).

  • Navegarão em sites que abordem o assunto.

  • Pesquisarão sobre o tema em jornais, revistas, livros.

  • Elaborarão texto sobre o que for pesquisado.

  • Confeccionarão cartazes, jornal escolar, exposição ou utilizarão outra forma de de veicular o aprendizado obtido.

  • Avaliação: Auto-avaliação (critérios estabelecidos previamente, podendo ser atribuído ou não um valor numérico)

Opinião: Gostei muito da elaboração da professora Rosangela Menta Mello, aula diversificada, atrativa e dinâmica.



terça-feira, 21 de julho de 2009

2.6 - Execução da atividade planejada

Atividade 2.2A:

Tema: AMAZÔNIA

Conteúdo: Pesquisa, Produção Textual, Elaborar Hipertexto

Público-alvo: Ensino fundamental (Fase Inicial) - 5 º Ano de Escolaridade

Mídias utilizadas: Cd, DVD, Internet, Projetor Digital

Estratégias:
  • Os alunos escutarão a música Amazônia (Autor: Roberto Carlos) - Reflexão sobre o que é retratado na canção, expressão oral.

  • Pesquisa na Internet sobre a biodiversidade da Amazônia.
  • Elaboração do texto sobre a Amazônia.
  • Inserir hiperlinks no texto elaborado.
  • Apresentação do texto no blog da turma.

Texto elaborado: "Uma floresta encantada"
(5º Ano de Escolaridade)

Nós temos no nosso palneta uma floresta que é um encanto!
Ela encanta o povo brasileiro e o mundo inteiro.
Muita gente fica de olho nessa floresta. Ela se chama Floresta Amazônia.
Existem lá muitas espécies de plantas e animais.
Seus rios são na maioria bem largos que às vezes não se pode ver de uma margem a outra, são também caudalosos que isso favorece à navegação.
Os povos da Amazônia vivem às margens dos rios da região e algumas tribos vivem no interior da floresta.
Existem órgãos governamentais que têm função de proteger a Amazônia: SUDAM, RADAM.

Atividade 2.6B-

Tema: A cidade

Conteúdo: Pesquisa, Produção Textual, Elaborar Hipertexto

Público-alvo: Ensino Fundamental (6º ano de Escolaridade)

"O trabalho deverá ser desenvolvido em duplas. Através de um hipertexto, os alunos navegarão pelos links. após a leitura, conversa informal sobre os textos. Registro através de redação. Confecção de maquete. Exposição de trabalhos realizados para a comunidade escolar."

ESTRATÉGIAS:

- Conversa sobre conhecimento prévio que os alunos tem da cidade de Quatis,
- Pesquisa na Internet,
- Os alunos redigem texto sobre o que pesquisaram na Internet,
- Criam links no texto elaborado,
- Divulgam no blog da turma.

AVALIAÇÃO:

Exposição de trabalhos para a comunidade escolar.


Texto elaborado: Conhecendo minha cidade

No interior do estado do Rio de Janeiro, na região Sul Fluminense, entre as cidades de Resende e Barra Mansa, está localizada uma cidade acolhedora, local ideal para descansar e recuperar o estresse do dia a dia. O município oferece oportunidades que deixam o visitante em contato com a natureza. Região de atividade agrícola. As festas são animadas e tradicionais, principalmente a Feira da Roça. Os moradores dizem que "quem bebe da água da Biquinha, fica eternamente ligado a cidade". O nome da cidade é devido a um animal que era muito comum na região. Esse animal é o "quati", daí o nome da cidade ficou "Quatis".


segunda-feira, 20 de julho de 2009

2.4 - Criando um portifólio em hipertexto, o seu hiper-portifólio

PORTIFÓLIO DE ANA MARIA
No curso Ensinando e Aprendendo com as TIC's, Quem sou.
A cada passo, um avanço, e vou Registrando a própria reflexão.
Descobrindo que Educação e Tecnologia formam uma excelente parceria.
A Tecnologia na minha escola mais que um recurso, poderá mudar o curso do cotidiano escolar.
É Conhecendo uma experiência aqui outra ali, que sua prática pedagógica vai se enriquecendo.
Através da Internet, Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia, é possível descobrir que, Pesquisando sobre trabalho por projeto, sua prática pedagógica pode torna-se muito dinâmica.
O curso proporciona o tempo todo um aprendizado novo, com pesquisas, navegação na Internet e posteriormente Divulgando a pesquisa que o cursita realiza.
Com o curso Ensinando e Aprendendo com as TIC's aprendi a construir textos com recurso da Navegação em hipertexto, escrevi sobre O que é hipertexto segundo a minha visão e a de outros autores.
Através da navegação nos blogs dos cursitas fui Conhecendo e comentando o trabalhos dos colegas. Acabei Criando um portifólio em hipertexto, pondo assim em prática o meu aprendizado.
Planejando uma atividade com hipertexto, foi o momento de entrar no laboratório digital do aprendizado. Depois veio a Execução da atividade planejada, nesta etapa o envolvimento dos participantes foi contagiante, as tecnologias digitais fascinam e cativam de forma sutil, mas a conquista é para sempre. O momento do Registro digital da experiência, não pôde ser registrado com fotos, pois a minha escola ainda não possui máquina digital. Então, toda a riqueza da atividade ficará registrada com a descrição feita na conclusão. Ao criar o portifólio, faciltou-me elaborar O Pôster.
O trabalho com a Internet é fascinante, a cada avanço no meu aprendizado cria em mim um estimulo cada vez maior e nisso acredito que o professor entusiasmado, contagia também àqueles que estão sob sua orientação. Nesse contexto, fui Vagueando pela Wikipédia e Wikicionário me enveredando pelos inúmeros caminhos que nos possibilita um hipertexto.

domingo, 19 de julho de 2009

2.5- Planejando uma atividade com hipertexto ou internet



TÍTULO:BLOGSTUDANDO



Objetivos da aprendizagem:
Ao final da atividade os alunos deverão ser capazes de construir um texto e inserir elementos de hiperlink, visando aumentar o conhecimento sobre o assunto tratado.

Após completar essa atividade, o texto construído coletivamente pelos alunos será exposto para outras turmas, que poderão acessá-lo numa página criada para a apresentação do mesmo.
Os alunos serão orientados para criar um blog onde poderão expor seus textos e através do recurso de hiperlink contidos nesses mesmos textos, quem os acessar poderá obter mais informações sobre o assunto abordado.

Disciplinas envolvidas: LINGUA PORTUGUESA E/OU GEOGRAFIA E/OU HISTÓRIA

Etapas da atividade:
1-Construção de um texto coletivo (Público-alvo: 5ºano).
2-Correção do texto(pontuação/gramática)com auxílio do(s) professor(es).
3-Estudo sobre o que é "hiperlink" e sua função.
*Sondagem dos conhecimentos básicos de informática que os alunos possuam.
*Auxílio aos alunos que não tenham conhecimentos básicos de informática.(Grupos/Monitoria)
4-Inserção de recursos de hiperlink no texto construído.(Nessa fase, os alunos escolherão quais palavras converterão em hiperlink).
5-Construção de um blog com a turma que elaborou o texto.(Nesses blog, ficarão expotos os textos contruídos pela turma, com a supervisão do(s) professor(es).
* Textos das demais disciplinas poderão ser apresentados no blog, sob orientação dos professores.


Recursos necessários:
a)Folhas A4
b)Computador(es)
c)Internet
d)Máquina digital
e)CD ou Pen-drive
f)Mídia impresssa.


Avaliação:
Ao longo do ano letivo o blog estará em constante supervisão do(s) professor(es) envolvido(s)e novos textos e informações serão inseridos.

Conclusão:
Esta atividade está em fase de construção.